A Gestão de Pessoas nada mais é que um conjunto de medidas aplicadas que visam otimizar o capital Humano.
As ações usam diferentes técnicas de Recursos Humanos.
É importante a criação de espaço com o intuito de buscar o desenvolvimento e valorização de cada membro de uma determinada equipe. Buscando sempre evoluir e aprimorar as habilidades de cada pessoa, buscando promover a satisfação mútua e a continua melhoria de desempenho.
Entenda que qualquer negócio no mundo é composto por pessoas, e essas possuem: Defeitos, qualidades e necessidades. Portanto, é preciso entende-las e buscar saber o que é explorar e respeitar.
A gestão sempre deve haver ponderações sobre capacidade técnica de cada funcionário e entender suas características subjetivas. Com isso, iremos conseguir fazer investimentos de forma coesa e eficaz.
É importante que o RH saiba como utilizar as técnicas de Gestão de Pessoas, adaptando suas práticas.
Exemplos práticos de Gestão de pessoas basicamente se resume em: Buscar soluções com base nos interesses e necessidades da sua equipe de funcionários, ser resoluto para soluções de conflitos, prestar monitoramento sobre clima organizacional e outros..
Principal Objetivo da Gestão de Pessoas
O Grande objetivo é sempre prestar apoio e suporte ao seu time de colaboradores. Garantir o sucesso de uma boa organização é ter uma gestão eficiente de capital humano. Para isso, a gestão deve ser transparente com seus objetivos e possuir pilares. Assim, vai garantir um ótimo clima organizacional.
É importante que sempre o RH esteja disposto a ouvir os colaboradores e sugerir soluções para problemas e necessidades dos mesmos.
Principais vantagens da aplicação da Gestão de Pessoas.
Processo seletivo mais eficiente, retenção de talentos, Ambiente de trabalho Cordial e agradável, equipe motivada e produtiva, Redução de custos e Vantagens competitivas.
Qual a Diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.
Apenas da área de Recursos Humanos está ficando cada vez mais estratégica por conta do RH 4.0. Esse setor acaba ficando limitado a apenas promover as melhores estratégias para gestão. Essa, por sua vez é feita pelo gestor, que tem a responsabilidade de atuar com e para sua equipe.
Assim fica claro que, líderes de RH atuam de forma colaborativa. Porém os mesmos possuem diferentes responsabilidades.