Aqui vamos lhe contar como podemos fazer uma carta de apresentação, para que você possa se destacar no processo seletivo.
Mas você sabe o que è uma carta de apresentação?
Diversos processos seletivos hoje em dia pedem que você escreva uma carta de apresentação, que basicamente corresponde ao nome; é uma carta ao qual você se apresenta a empresa, no caso direcionada a pessoa que está realizando a seleção, para que ela saiba se você atende as especificações da vaga.
O que devo escrever na carta de apresentação?
Bom agora que você já sabe o que é, te contaremos o que deve constar nela.
Você deve contar sobre suas habilidades, conhecimentos e experiências, mas esteja atento ao anúncio da vaga ao qual você se candidatou. O recrutador precisa entender que você é o profissional adequado para ocupar a vaga em questão.
Cada carta precisa ser personalizada para vaga que você pleiteia, pois cada uma tem requisitos diferentes.
O objetivo é conhecer um pouco de você e se você se adequa aquela função.
Vamos de dicas para escrever:
Saia do convencional
Você precisa sair do que é escrito convencionalmente, aqueles textos prontos como : “Prezados, segue meu perfil ….” Você precisa chamar a atenção do recrutador, se possível o chame pelo nome.
Seja Prático
Muitos processos seletivos pedem para você enviar por e-mail sua carta de apresentação. Então seja prático, aproveite o corpo do e-mail para escrever sua carta, é mais informal, porém ganha mais visibilidade do recrutador já que não precisará abrir nenhum documento para iniciar a leitura.
Demonstre que atende ao que é pedido
Como foi dito anteriormente, crucial que você demonstre que atente ao que foi pedido na vaga. Por exemplo, a vaga pede que você tenha experiência mínima de 1 ano na função, conhecimentos em um sistema e disponibilidade de horário. Então na sua carta de apresentação, caso você possua, precisa conter essas informações. “Tenho 2 anos de experiência, possuo conhecimento no sistema citado e tenho disponibilidade total de horário”
Pesquise sobre a empresa
Outra dica é você demonstrar que conhece a empresa e que tem interesse em fazer parte dela. Cite pelo menos um motivo pela qual você se interessou.
Cite sua indicação
Caso você tenha sido indicado a vaga não precisa ter receio em escrever sobre isso em sua carta de apresentação. O recrutador precisa te identificar, e mesmo que naquela oportunidade você não seja o selecionado, é bem possível que na próxima você estará a frente.
Diga como pode contribuir com a empresa
E por fim diga em sua carta de apresentação como pode contribuir para o desenvolvimento da empresa, demonstrando que suas competências são muito úteis para bons resultados.
Pronto, agora você já sabe como deve escrever uma carta de apresentação e o que deve conter nela. Seguindo essas dicas fica muito mais fácil desenvolver uma carta de apresentação bem escrita e com muito mais chances de ser notada pelo recrutador.
Quer mais conteúdo como esse? Continue aqui conosco!