Você se inscreveu em um processo seletivo através de uma plataforma de emprego ou via e-mail, e conseguiu passar nas primeiras etapas e a próxima etapa é fazer um vídeo de apresentação. E agora? Como fazer? Calma, nós vamos te ajudar a produzir esse vídeo e conseguir ser aprovado com mais facilidade nessa etapa.
1. Tempo
Os vídeos de apresentação, geralmente tem um tempo estipulado, mas se não estipularem, é muito importante que esse vídeo não ultrapasse 2 minutos de duração. Você precisa se organizar e ser assertivo no seu conteúdo.
2. Tipos de apresentação
Existem dois tipos de apresentação que são solicitadas pelos recrutadores: Apresentação Livre e Apresentação Estruturada pelo RH.
-Apresentação Estruturada pelo RH: É uma apresentação ao qual o recrutador te envia um roteiro com tópicos, dizendo quais os pontos que ele quer que você relate no seu vídeo.
– Apresentação Livre: Já a livre você fica a vontade para ditar qual conteúdo será apresentado no seu vídeo.
3. Roteiro
Se a sua apresentação for estruturada pelo RH, você já tem um roteiro o qual seguir, mas caso não, vamos te passar um modelo de roteiro para seguir.
-Apresentação
-Formação Acadêmica
-Experiência Profissional
-Resultados e Competências
-Objetivo Profissional
4.Apresentação
Mesmo que você saiba que o seu nome já esta no processo seletivo, no currículo e tudo mais, é necessário que você se apresente, demonstra um posição madura e cuidado com a pessoa que esta te assistindo.
A apresentação nesse caso de vídeo é bem básica, seu nome completo, sua idade, a cidade onde você mora ou de onde você veio.
As informações como: estado civil e número de filhos; são opcionais, você só deve falar se julgar necessário.
5.Formação Acadêmica
Em seguida você deve falar sobre sua formação acadêmica, nível de escolaridade, área de graduação, pós graduação entre outros. Todos os cursos os quais você tenha cursado.
É interessante nesse tópico você falar os cursos adicionais, assim como idiomas.
6.Experiência Profissional
Nesse tópico, é necessário muito cuidado, você deve usar seu currículo como base, mas deve passar as informações dele de forma diferente. Os recrutadores tem interesse em saber das suas experiências mais recentes, o que você faz atualmente. É muito comum as pessoas iniciarem suas experiências em ordem crescente o que não deve ser feito, nesse vídeo você precisa manter a atenção dos seus recrutadores.
Então esteja atento, foque nas suas últimas 5 experiências ou nas experiências compatíveis com a vaga pleiteada.
Não é necessário você descrever todas as suas funções dessas experiências, fale sobre as mais importantes e relevantes a vaga que você se candidatou.
Uma dica: Analise e escreva tudo e depois selecione quais você irá citar em seu vídeo.
7.Resultados e Competências
Aqui é interessante você falar sobre suas principais realizações, suas competências, seus resultados entregues.
Lembre de projetos aos quais você se envolveu, reconhecimentos por causa de um trabalho, tudo o que você julgar que conta positivamente para seu vídeo.
8.Objetivo Profissional
Aqui você deve deixar claro seu objetivo profissional, quais seus interesses e claro como a vaga em questão contribui para alcança-los.
Você deve principalmente demonstrar interesse pela empresa e pela vaga.
Pronto! agora você tem um modelo de roteiro a seguir e não vai mais ficar perdido em como fazer esse vídeo.
É importante que você escreva tudo antes, faça vídeos testes, cronometre o tempo para que ele não seja ultrapassado, e conforme você vai treinando sua desenvoltura no vídeo vai melhorando até chegar no vídeo final, evite edições. O principal no vídeo é a forma em que você se comunica, a sua desenvoltura e a confiança que você está passando para o recrutador.
Caso você tenha poucas ou nenhuma experiência profissional, foque em suas competências e objetivos profissionais.
Gostou do conteúdo? Fique aqui conosco para mais dicas como essa.