Gestão Ambiental – Conceitos sobre a área!

 

Quando se fala em gestão ambiental, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça?

Há muitas pessoas que pensam de forma equivocada sobre a gestão ambiental. Muitas imaginam que é cuidar meramente de Árvores e fazer plantações. É por este motivo que, muitas empresas não adotam técnicas de gestão ambiental em sua equipe. Pois além de não conhecerem os conceitos básicos, não imaginam os infinitos benefícios que ela tem à oferecer.

Qual a Origem da Gestão Ambiental?

No ano de 1960, foi a época que começou a surgir uma preocupação sobre o assunto ambiental, especificamente sobre a gestão ambiental, foi uma época em que as empresas conseguiram vislumbrar os futuros e possíveis problemas que haviam realação à escassez de matérias-primas em um futuro bem próximo.

Então, o mundo começou a trabalhar para que houvesse melhorias a fim de mitigar os possíveis problemas que eram mais que certos. Foi aí que começou a se tratar sobre questões da produção ambiental com diversos eventos que foram considerados super marcantes. Entre eles: Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, na Suécia, em 1972, onde foi assinado o Tratado de Estocolmo (que previa o banimento de 12 poluentes tóxicos mais nocivos ao meio ambiente e à saúde pública); a II Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, realizada no Brasil e vindo a ser conhecida como Rio’92; e a assinatura do Tratado de Quioto, em 1997. O Principal objetivo era fazer com que países adotassem metodologias que reduzissem drasticamente seus níveis de emissões de dióxido de carbono, metano e outros gases poluentes.

Gestão Ambiental nas empresas

Resumindo bem, a gestão ambiental tem o principal objetivo fazer o uso de prática de métodos administrativos que tem o intuito de reduzir ao máximo impactos ambiental das atividades econômicas de uma organização sobre os recursos naturais. Porém este mesmo texto sucinto também tem culpa pela forma errônea e equivocada das pessoas pensarem sobre este tema.

No Tópicos a seguir, mostraremos como a Gestão ambiental tem forte influência sobre todas as vertentes de uma organização/empresa.

Riscos Reduzidos (em todos Aspectos)

Com uma boa gestão Ambiental, há uma grande redução de riscos de acidentes e desastres ecológicos. Você já viu ou ouvir falar sobre aqueles acientes de rompimento de barragens? Como foi o caso de Minas Gerais. A notícia causou uma grande comoção à nível nacional, não foi? Bom, aquele acidente poderia ter sido evitado caso as empresas tivesso adotado medidas necessárias e dessem atenção à gestão ambiental.

Quando a empresa tem a preocupação como ecossistema em torno de suas instalações, existe toda uma cautela e atenção na hora de desenvolver sua infraestrutura. É o tipo de planejamento que poderia ter evitado o desastre e consequentemente ter salvo as centenas de vidas perdidas naquele d ia.

Uso Adequado de Recursos Naturais

Melhor uso de cursos naturais disponíveis. Fazer o bom uso de um recursos natural ajuda a evitar desperdícios e também estimula o reuso. Não se restringe a apenas replantar as árvores cortadas de uma reserva. Se trata também de fazer o reaproveitamento de água, e incentiva a reciclagem.

Cumprir as Leis Ambientais

No Brasil há leis ambientais que são consideradas extremamente rígidas. Tentar burla-las, pode acarretar em multas altíssimas e até mesmo a paralisão de suas atividades.

Se você tem zelo pela imagem de sua empresa e não deseja que ela tenha uma imagem má rotulada, é bom que você vise olhar para a gestão ambiental. Além disso, é uma questão de responsabilidade social, de você saber honrar um espaço que lhe foi cedido para desenvolver seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *